sábado, 3 de dezembro de 2011

Mantras


A palavra mantra é composta pelas sílabas man (mente) e tra (entrega), em sânscrito, antigo idioma da Índia.Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C.
Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade. 


Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é, para os hindus, a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo as mentes e os corações para os planos superiores.


Os mantras fazem a mente ser receptiva às vibrações muito subtis e, aumentam sua percepção e a sua recitação erradica as negatividades.
O som dos mantras exerce um poderoso efeito sobre o corpo e a mente, acalma-nos e dá-nos prazer. 



O som do mantra pode tranquilizar a mente e os sentidos, relaxar o corpo e ligar-nos com uma energia natural e curativa.
A recitação do mantra afasta-nos da realidade da fala e do som encontrados no cotidiano, faz com que a confusão do aspecto da fala de nosso ser seja transformada numa consciência iluminada.
 


Um mantra é um instrumento concentração e por isso um recurso do poder mental, o seu efeito depende da atitude da mente.



Remoção de obstáculos e proteção 

  • Para remover os mais difíceis obstáculos do caminho, como riscos de ser assaltado, de brigar ou sofrer acidentes, Tattwa recomenda a repetição do mantra “Om Gan Ganapataye Namaha” (pronuncia-se om gam ganapataie namarra).
  • Outro mantra infalível para quem busca proteção, segundo Tattwa, é
    “Om Dum Durgayei Namaha” (pronuncia-se om dum durgaie namarra).
Paz e equilíbrio
  • Para acalmar a mente em situações de muita raiva, um mantra curtinho, simples de pronunciar e muito eficaz é “Soham” (pronuncia-se Sorram).
  • O mais fácil de todos e não menos poderoso é o mantra “Om” (pronuncia-se Aum). Propicia proteção em vários níveis, calma e purificação dos pensamentos.
Fonte: Tattwaratnananda Saraswaty - www.tattwayoga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário