quarta-feira, 14 de março de 2012

Shri Saraswati




Shri Saraswati é a Shakti, o poder e a esposa de Shri Brahma, o Criador. Ela é por isso a procriadora, a mãe de toda a criação. Ela representa a livre fluidez da sabedoria e da consciência. 


Ela é a Mãe dos Vedas, e os cantos oferecidos à Ela frequentemente começam e terminam com lições védicas.

Literalmente, Saraswati significa “aquela que flui”. No Rigveda, Ela representa um rio e a Divindade que o rege. Ela está vinculada à fertilidade e à purificação.

No Vasant Panchami, festival dedicado à Shri Saraswati pelos hindus, é dito que o Senhor Brahma criou sua consorte, a Deusa Saraswati, infundiu o poder do discurso Nela e concedeu a Vina às Suas mãos.



 Por isso Ela foi chamada de Vina Vandini (que toca Vina) e Vani Dayani (receptáculo do discurso). Como cônjuge de Brahma e a Deusa da sabedoria e da eloquência.  


Ela é conhecida por vários nomes comoVinapani (que segura a Vina), Sharada (doadora da essência), Vagisvari (mestra da palavra), Brahmi(esposa de Brahma) e Mahavidya (conhecimento supremo).

O nome que a descreve como “aquela que flui” pode significar igualmente a capacidade de discursar, de falar, visto isso sob um aspecto alegórico.



 O discurso perfeito pressupõe poder e inteligência. Por isso, Saraswati representa o poder e a inteligência, de onde provém o universo organizado.

Ela é considerada a personificação de todo o conhecimento, de todas as artes, ciências, profissões e técnicas. O conhecimento é a antítese das trevas da ignorância, também aparece como um branco imaculado. 



Como Ela representa todas as ciências, todas as artes,profissões e técnicas, Ela deve ser maravilhosamente bela e graciosa.

Envolta numa vestimenta branca imaculada, sentada numa cadeira com a forma de uma flor de lótus, Ela traz em suas quatro mãos um instrumento musical (Vina), um rosário (Akshamala) e um livro (Pustuka). Ainda que esses objetos sejam bastante comuns existem inúmeras variações deles. 



Dentre os outros objetos que Ela pode portar encontram-se: o laço (Pasha), o gancho (Ankusha) a flor de lótus (Padma), o tridente (Trishula), a concha (Shanka), o disco (Chakra), etc.


 De tempos em tempos, Ela aparece com cinco faces ou com oito mãos. Até mesmo três olhos ou um pescoço azul não são raros. Nesse caso, Ela é o aspecto de Mahasaraswati, de Durga ou de Parvati. 


 
                                           O Pavão e o Cisne :

:Ainda que nenhum veículo ou montaria especial seja citada, o cisne (Hamsa), a montaria de Brahma, Lhe é geralmente reservada. Na literatura mitológica e no imaginário popular, pode-se vê-la usando um pavão como veículo.

O pavão, com a sua magnífica plumagem, é esse mundo com toda a sua glória. Como a atração pelo mundo desvia o buscador espiritual, o pavão pode representar realmente a ignorância ou a falta de conhecimento (Avidya).

Ademais, o cisne, que goza da reputação de conseguir separar a água do leite, é a sabedoria, o discernimento (Viveka) e portanto o conhecimento (Vidya). Ainda que seja verdadeiro que somente a iluminação espiritual (Vidya ou Paravidya) pode nos dar a beatitude (Moksha), significando a Avidya o conhecimento profano – as artes e as ciências desse mundo material – não foi negligenciado e nem deveria ser. 



Como diz o Ishavasya Upanishad, nós superamos a fome e a sede com a ajuda das ciências profanas, e somente podemos conseguir em seguida a imortalidade através das ciências espirituais.

É por nos ensinar essa grande verdade que a nossa Mãe Saraswati escolheu esses dois veículos: o cisne e o pavão.

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