quinta-feira, 15 de março de 2012

TRÁTAKA – exercícios oculares



                        TRÁTAKA – exercícios oculares

Trátakas são técnicas de fixação ocular em algum objeto que têm por objetivo tonificar nervos e músculos ópticos, assim como ajuda a descansar as vistas. Ideal para quem passa muito tempo de frente de um monitor de computador.

Segundo a Hatha Yoga Prádipiká II:32:

“Olha-se fixamente, sem pestanejar, em objeto pequeno até surgirem lagrimas nos olhos. Os Mestres chamam esta prática de trátaka.”

Tradicionalmente é usada uma vela acesa elevada na altura dos olhos como suporte para a execução do trátaka. Assim os olhos ficam fixos na chama, permanecendo o máximo de tempo com os olhos abertos, buscando lacrimejar os olhos.

Além de executarmos desta maneira, podemos ainda executar kriyás com movimentos oculares.


1ª variação:

Estenda o braço direito à frente mantendo o braço na mesma linha do ombro. Execute merudanda mudrá com a mão direita e mantenha os olhos fixos no dedo polegar. Para executar merudanda mudrá feche a mão direita, como se fosse dar um soco, e eleve o polegar. Olhe fixamente para a unha do polegar direito e vá lentamente afastando o braço para direita. A cabeça não se move, somente acompanhe toda a movimentação com os olhos. Esforce-se para fazer toda a movimentação ocular sem piscar. Explore a visão periférica no ponto de maior afastamento do braço.

Busque uma boa permanência e depois retorne o braço bem lentamente. Ao retornar pisque bem os olhos para lubrificar e eliminar o esforço muscular exercido nos músculos e nervos ópticos. Faça o mesmo para o lado direito, para cima e para baixo.


2ª variação:

Estenda os dois braços à frente em merudanda mudrá e mantenha os olhos fixos nas unhas dos dedos polegares. Vá lentamente flexionando os cotovelos e aproximando os dedos polegares bem próximos da ponta do nariz. Esforce-se para fazer toda a movimentação ocular sem piscar.


Busque uma boa permanência e depois retorne os braços bem lentamente. Ao retornar pisque bem os olhos para lubrificar e eliminar o esforço muscular exercido nos músculos e nervos ópticos. Faça o mesmo para cima, direcionando os dedos e os olhos para a região do ájña chakra, ponto entre as sombrancelhas.


 Mais um exemplo :

Olhar um ponto a frente; frente e ponta do nariz; teto e chão; um lado e outro; rotação dos olhos nos dois sentidos e piscar até lubrificar os olhos.

Ao final (faz palmi) atrita as mãos, aplica o calor nos olhos e massageia os olhos e as musculaturas a volta dele.

Obs. Esses exercícios podem ser feitos isoladamente (somente com um olho) e com os dois olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário